BMW M3 Frozen Black: Príncipe das Trevas
Série limitada do cupê esportivo tem desempenho assustador
Carsale - Lúcifer, Satanás, Capeta, Demônio, Belzebu, 
Coisa Ruim. Chame como quiser, o fato é que o BMW M3
Frozen Black dá medo só de chegar perto. Depois de ter
sido testado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e ter ficado
entre os três carros mais rápidos no ranking de testes,
depois
de quase 12 anos de medições, o raro cupê de
414 cavalos foi
para nossa garagem. Ficou estacionado no fundo
do corredor,
atrás de uma parede. Da porta de entrada era possível
ver
apenas a metade da frente do lado esquerdo, o que
inclui as
rodas pretas deixando à mostra as pinças de freio vermelhas.
À medida em que me aproximava, mais detalhes da fera ficavam
evidentes, como as saídas de ar dos para-lamas e o ressalto no
meio do capô.
A pintura preto fosco ajuda bastante na aparência
assustadora do
cupê, que teve apenas 20 unidades produzidas.
Quatro delas estão
no Brasil e valem R$ 443 mil cada, bem mais que
os R$ 350 mil do M3 convencional. Pois é, estamos falando
de uma raridade feita para poucos,
capaz de assustar muitas criancinhas pelo caminho,
seja pelo visual,
ou pelo ronco forte do V8 que faz o carro tremer,
mesmo em marcha
lenta. Ainda em ponto morto, depois de dada a
primeira partida do dia,
o motor vai esquentando aos poucos e permitindo
giros mais altos.
Em poucos minutos, toda cavalaria está pronta.
Arrisco uma pisada
no acelerador antes de engatar a primeira.
Parece que o bicho vai soltar
fogo pelas ventas.
Coisa Ruim. Chame como quiser, o fato é que o BMW M3
Frozen Black dá medo só de chegar perto. Depois de ter
sido testado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e ter ficado
entre os três carros mais rápidos no ranking de testes,
depois
de quase 12 anos de medições, o raro cupê de
414 cavalos foi
para nossa garagem. Ficou estacionado no fundo
do corredor,
atrás de uma parede. Da porta de entrada era possível
ver
apenas a metade da frente do lado esquerdo, o que
inclui as
rodas pretas deixando à mostra as pinças de freio vermelhas.
À medida em que me aproximava, mais detalhes da fera ficavam
evidentes, como as saídas de ar dos para-lamas e o ressalto no
meio do capô.
A pintura preto fosco ajuda bastante na aparência
assustadora do
cupê, que teve apenas 20 unidades produzidas.
Quatro delas estão
no Brasil e valem R$ 443 mil cada, bem mais que
os R$ 350 mil do M3 convencional. Pois é, estamos falando
de uma raridade feita para poucos,
capaz de assustar muitas criancinhas pelo caminho,
seja pelo visual,
ou pelo ronco forte do V8 que faz o carro tremer,
mesmo em marcha
lenta. Ainda em ponto morto, depois de dada a
primeira partida do dia,
o motor vai esquentando aos poucos e permitindo
giros mais altos.
Em poucos minutos, toda cavalaria está pronta.
Arrisco uma pisada
no acelerador antes de engatar a primeira.
Parece que o bicho vai soltar
fogo pelas ventas.
Ok, mas por que o Frozen Black custa R$ 93 mil a mais que 
um M3
qualquer? Na lista de itens extras está incluído um pacote de
competição
do qual fazem parte equipamentos como rodas de aro
19 polegadas da
versão GTS, suspensão rebaixada e nova programação
dos módulos do
controle de estabilidade (mais permissivo) e do acelerador
(bem sensível).
Há também retrovisores antiofuscantes e recolhidos
eletricamente,
apliques de fibra de carbono no painel, GPS inteligente
que informa
sobre vias congestionadas, comandos por voz, som
de alta-fidelidade,
apenas para citar os principais itens.
um M3
qualquer? Na lista de itens extras está incluído um pacote de
competição
do qual fazem parte equipamentos como rodas de aro
19 polegadas da
versão GTS, suspensão rebaixada e nova programação
dos módulos do
controle de estabilidade (mais permissivo) e do acelerador
(bem sensível).
Há também retrovisores antiofuscantes e recolhidos
eletricamente,
apliques de fibra de carbono no painel, GPS inteligente
que informa
sobre vias congestionadas, comandos por voz, som
de alta-fidelidade,
apenas para citar os principais itens.
Continuando as minhas impressões, passando por
um túnel,
não resisto em reduzir uma marcha apenas para ouvir
o estrondo
do V8 ecoando pelas paredes. Aproveito que o giro está
mais alto
para uma esticada até onde o juízo permitir.
Os 42,9 kgfm de força
aparecem logo nos 3.900 rpm, comprimindo os
pulmões nas acelerações
por alguns instantes. Tudo passa depressa do
lado de fora enquanto ainda
vejo o ressalto no capô tremendo tanto quanto
minhas pernas. É hora de
aliviar a pressão no pedal da direita. A precisão
dos componentes mecânicos é cirúrgica. A direção,
comunicativa como todo carro deveria ter, ajuda a manter
tudo sob controle. E a suspensão ajustada para uso em
pista garante
estabilidade irrepreensível, embora sofra bastante com
o piso crocante
das vias da capital paulista.
um túnel,
não resisto em reduzir uma marcha apenas para ouvir
o estrondo
do V8 ecoando pelas paredes. Aproveito que o giro está
mais alto
para uma esticada até onde o juízo permitir.
Os 42,9 kgfm de força
aparecem logo nos 3.900 rpm, comprimindo os
pulmões nas acelerações
por alguns instantes. Tudo passa depressa do
lado de fora enquanto ainda
vejo o ressalto no capô tremendo tanto quanto
minhas pernas. É hora de
aliviar a pressão no pedal da direita. A precisão
dos componentes mecânicos é cirúrgica. A direção,
comunicativa como todo carro deveria ter, ajuda a manter
tudo sob controle. E a suspensão ajustada para uso em
pista garante
estabilidade irrepreensível, embora sofra bastante com
o piso crocante
das vias da capital paulista.
No cockpit, o piloto tem à disposição uma série de
ajustes,tanto no
volante quanto no painel ou no console central.
Apenas não tente
explorar muito os recursos do iDrive, o sofisticado
computador de
bordo da BMW. Já conseguiram simplificá-lo bastante,
mas ainda
exige certa concentração para ser usado com o carro
em movimento.
Com o trânsito congestionado, bom foi acessar o GPS
e verificar que
o sistema que mostra as vias congestionadas funciona
mesmo, inclusive
em São Paulo. O sistema de som Karman Kardon
também é de tirar o
chapéu.
Veredicto
Se você é piloto e tem (além de muito dinheiro) acesso
às poucas
pistas fechadas que temos no Brasil, o M3 Frozen
Black deve ser
seu número. Mas é preciso correr também para ter
um dos poucos
exemplares que restam na garagem. Bruto,
demoníaco e com desempenho
de tirar o fôlego, esse cupê alemão faz bonito
em qualquer circuito.
Mas requer alguns cuidados extras. A pintura fosca,
por exemplo,
deve ser lavada apenas com água, segundo a fabricante.
E já se tornou
comum hoje em dia, depois que o envelopamento
automotivo virou moda.
Além disso, o novo Série 3 chega no início do
segundo semestre,
o que significa que a nova geração do M3
não vai demorar. Confira
galeria de fotos abaixo.
ajustes,tanto no
volante quanto no painel ou no console central.
Apenas não tente
explorar muito os recursos do iDrive, o sofisticado
computador de
bordo da BMW. Já conseguiram simplificá-lo bastante,
mas ainda
exige certa concentração para ser usado com o carro
em movimento.
Com o trânsito congestionado, bom foi acessar o GPS
e verificar que
o sistema que mostra as vias congestionadas funciona
mesmo, inclusive
em São Paulo. O sistema de som Karman Kardon
também é de tirar o
chapéu.
Veredicto
Se você é piloto e tem (além de muito dinheiro) acesso
às poucas
pistas fechadas que temos no Brasil, o M3 Frozen
Black deve ser
seu número. Mas é preciso correr também para ter
um dos poucos
exemplares que restam na garagem. Bruto,
demoníaco e com desempenho
de tirar o fôlego, esse cupê alemão faz bonito
em qualquer circuito.
Mas requer alguns cuidados extras. A pintura fosca,
por exemplo,
deve ser lavada apenas com água, segundo a fabricante.
E já se tornou
comum hoje em dia, depois que o envelopamento
automotivo virou moda.
Além disso, o novo Série 3 chega no início do
segundo semestre,
o que significa que a nova geração do M3
não vai demorar. Confira
galeria de fotos abaixo.

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