Carsale, de Riviera de São Lourenço (SP) - A Audi apresenta para a imprensa especializada a apimentada versão RS3 Sportback, que chega por R$ 299.000 já com o reajuste do IPI. Como um pouco de história nunca é demais, vale lembrar que o número 3 é algo muito relevante para a montadora das quatro argolas. O A3 já foi produzido por aqui e fez muito sucesso na década de noventa, já que seu valor ficou acessível e ele mantinha as qualidades de um carro de marca de luxo. E ainda hoje, depois de voltar a ser importado, o hatch continua como um dos produtos fortes dentro do segmento de compactospremium vendidos por aqui. Outro ponto relevante é que a nova geração da linha está sendo apresentada durante o Salão de Genebra, que abriu suas portas nesta semana na Suíça.
O grande argumento (com a proposta esportiva não poderia ser outro) está sob o capô. Para aumentar ainda mais os apelos de marketing, a marca instalou um propulsor de 2,5 litros, de cinco cilindros em linha e 340 cavalos de potência.O pacote de equipamentos é completo, como freios ABS com sistema EBD, controles de tração e de estabilidade, ar-condicionado digital, sistema de som multimídia BOSE, faróis com lâmpadas de xenônio, seis airbags e rodas de alumínio pintadas aro 19, com pneus 235/35 na dianteira e 225/35 na traseira. O câmbio é o automático S-tronic de sete marchas e a tração é integral.
O grande argumento (com a proposta esportiva não poderia ser outro) está sob o capô. Para aumentar ainda mais os apelos de marketing, a marca instalou um propulsor de 2,5 litros, de cinco cilindros em linha e 340 cavalos de potência.O pacote de equipamentos é completo, como freios ABS com sistema EBD, controles de tração e de estabilidade, ar-condicionado digital, sistema de som multimídia BOSE, faróis com lâmpadas de xenônio, seis airbags e rodas de alumínio pintadas aro 19, com pneus 235/35 na dianteira e 225/35 na traseira. O câmbio é o automático S-tronic de sete marchas e a tração é integral.
O test-drive
Participamos do test-drive de 240 km, entre São Paulo e a praia de Riviera de São Lourenço, no litoral norte paulista. Ao entrar no carro a adrenalina e a vontade de acelerar já surgem. O banco tipo “concha” já dá as boas vindas ao motorista. O ajuste, apesar de ser manual, é confortável para a sua proposta. Há regulagens de altura e de profundidade do volante e elétrica para os espelhos retrovisores.
Tudo arrumado, é só girar a chave no contato. O motor é acionado, mas o ruído está muito comum ao modelo urbano. Não tem problema. Há um botão no painel caracterizado pela letra “S” que oferece o desejo do momento. Aperte-o e o ronco do escapamento fica mais esportivo e o pedal do acelerador mais esperto. Agora sim, estamos prontos para começar nossa viagem.
O começo do trajeto é feito pela cidade. A suspensão de um carro esportivo não é para ser confortável, mas mostra que a regulagem foi desenvolvida também para andar nos centros urbanos. Ela é mais dura, claro, mas não incomoda tanto. Ao chegar à rodovia a vontade de pisar fundo é inevitável. Com o câmbio na posição “D”, dou a primeira esticada. O RS3 se mostra nervoso e rápido nas respostas. O curso do pedal do acelerador parece longo, já que mesmo dando uma bela estilingada ele indica que ainda há o que mostrar. Olho para o câmbio S-tronic de sete marchas e opto pela posição “S”, a mais esportiva. O hatch da Audi fica mais arisco ainda e traz a impressão de estar numa pista de corrida. A velocidade chega rapidamente aos 100 km/h.
Participamos do test-drive de 240 km, entre São Paulo e a praia de Riviera de São Lourenço, no litoral norte paulista. Ao entrar no carro a adrenalina e a vontade de acelerar já surgem. O banco tipo “concha” já dá as boas vindas ao motorista. O ajuste, apesar de ser manual, é confortável para a sua proposta. Há regulagens de altura e de profundidade do volante e elétrica para os espelhos retrovisores.
Tudo arrumado, é só girar a chave no contato. O motor é acionado, mas o ruído está muito comum ao modelo urbano. Não tem problema. Há um botão no painel caracterizado pela letra “S” que oferece o desejo do momento. Aperte-o e o ronco do escapamento fica mais esportivo e o pedal do acelerador mais esperto. Agora sim, estamos prontos para começar nossa viagem.
O começo do trajeto é feito pela cidade. A suspensão de um carro esportivo não é para ser confortável, mas mostra que a regulagem foi desenvolvida também para andar nos centros urbanos. Ela é mais dura, claro, mas não incomoda tanto. Ao chegar à rodovia a vontade de pisar fundo é inevitável. Com o câmbio na posição “D”, dou a primeira esticada. O RS3 se mostra nervoso e rápido nas respostas. O curso do pedal do acelerador parece longo, já que mesmo dando uma bela estilingada ele indica que ainda há o que mostrar. Olho para o câmbio S-tronic de sete marchas e opto pela posição “S”, a mais esportiva. O hatch da Audi fica mais arisco ainda e traz a impressão de estar numa pista de corrida. A velocidade chega rapidamente aos 100 km/h.
Chegando mais próximo da praia de Riviera de São Lourenço e aproveitando as bonitas curvas da rodovia conhecida como Rio-Santos, mudo a posição do câmbio para a manual e começo a trocar as marchas pelas “borboletas” do volante. O RS3 se mostra mais uma vez estável e veloz. Com segurança ele ataca as curvas. A traseira é livre, algo que segundo a Audi, é proposital, pois os pneus desta área possuem 10 milímetros a menos na largura que os da frente. Reconheço que isso exige mais da perícia do motorista, mas deixa o carro um pouco mais divertido.
No final da viagem, a conclusão é que além de ser um carro de imagem, o Audi RS3 Sportback pode ser um bom e desafiante brinquedo de luxo para os mais endinheirados. Mas, se a conta bancária permitir e o motorista tiver juízo, ele é uma boa opção para se divertir nos passeios no final de semana.
No final da viagem, a conclusão é que além de ser um carro de imagem, o Audi RS3 Sportback pode ser um bom e desafiante brinquedo de luxo para os mais endinheirados. Mas, se a conta bancária permitir e o motorista tiver juízo, ele é uma boa opção para se divertir nos passeios no final de semana.















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