O carro mais vendido do Brasil por 27 anos será fabricado até o fim deste ano e será substituído pelo Polo Track a partir de janeiro de 2023.
Com o fim da produção do Gol, a Volkswagen encerra uma história de 42 anos na indústria automotiva nacional. Maior sucesso da marca no país, o carro mais vendido do Brasil por 27 anos será fabricado até o fim deste ano e será substituído pelo Polo Track a partir de janeiro de 2023.
Lançado em 1980 na fábrica de Taubaté (SP), o Gol marcou gerações inteiras com mais de 8 milhões de unidades produzidas e se tornou o carro mais vendido e exportado da história do mercado nacional.
No entanto, foi mesmo no início da década de 80 que a fábrica avançou para uma nova fase no mercado automobilístico, com o início da produção do Gol Geração I motor 1.3, que tinha a missão de substituir o Fusca, outro sucesso da marca.
Essa primeira versão tinha motor refrigerado a ar, câmbio com quatro marchas e duas portas, já que os modelos com quatro ainda não tinham aceitação no mercado brasileiro.
Primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro. — Foto: Divulgação
Em 1981, o Gol foi atualizado um motor mais potente de 1,6 litro, que ajudou a fábrica do interior de São Paulo a atingir 100 mil unidades de produção em 1982. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro
Fábrica da VW em Taubaté comemora 1.000.000 de veículos produzidos. — Foto: Divulgação
Ao longo dos anos, o produto acompanhou a evolução tecnológica do mercado automobilístico e passou a emplacar cada vez mais vendas. Em 1989, por exemplo, o Gol foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, totalmente desenvolvido em Taubaté. No ano seguinte, a montadora chegou ao marco de um milhão de unidades produzidas na fábrica.
Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional a utilizar tecnologia que permite o uso misto de combustível. — Foto: Divulgação
Gol Last Edition
Volkswagen lança edição especial do Gol, que deixará de ser produzido — Foto: Volkswagen/ Divulgação
Como forma de celebração ao fim da linha de produção do Gol, a Volkswagen anunciou um último modelo: o Gol Last Edition.
Esportivo e com uma única cor - vermelho com detalhes em preto - o novo produto da fabricante ainda não tem data para chegar ao mercado, mas serão vendidas apenas mil unidades do modelo, sendo 650 no Brasil e 350 na América Latina.
De acordo com a montadora, a ideia foi manter a esportividade do Gol e incluir detalhes únicos, como um logo específico com uma peça tridimensional, o número de cada unidade (de uma mil) no painel, além de todos os acessórios disponível na fábrica em Taubaté (SP).
A novidade foi anunciada à imprensa com um vídeo gravado pelo jornalista Claudio Carsughi, que realizou o primeiro teste jornalístico com o Gol em maio de 1980 e também foi o primeiro profissional de imprensa a experimentar o Last Edition.
De acordo com a Volks, o preço do carro já foi definido, mas ainda não pode ser divulgado.
Volkswagen anuncia início da produção do Polo Track, sucessor do Gol na fábrica de Taubaté — Foto: Volkswagen/ Divulgação
Do G1 ao G7: Conheça a história do Volkswagen Gol
Sabia que apesar das nomenclaturas, o Gol só teve três gerações? Líder de mercado por 27 anos, o possante é o homenageado no post de hoje, onde você poderá conferir a história do Volkswagen Gol.
Com versões populares e esportivas, o Gol se consolidou como um dos carros mais queridos do Brasil. Inicialmente vendido com um motor 1.300 a ar, o Gol foi lançado em 1980, quando a VW colocou no mercado um projeto totalmente nacional.
O carro trazia inspirações estéticas europeias e foi um dos pioneiros no uso de amortecedores do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, esquema que é praticamente padrão até hoje nos hatches populares.
Primeira geração G1
A nomenclatura faz referência à primeira geração do carro, fabricada entre 1980 e 1996. De início, o Gol tinha 42 cavalos e 9,2 kgfm de torque. Ao longo dos anos, sofre mudanças significativas de visual, com destaque para 1984, quando recebeu sua primeira versão esportiva, o Gol GT. O interior com bancos esportivos, a nova frente, a suspensão mais firme e o motor 1.8 refrigerado a água de 99 cv eram os grandes diferenciais.
Segunda geração G2
Entre 1994 e 2003, a segunda geração do Gol passou a ser fabricada. Diferente do Gol “quadrado”, essa versão tinha formas mais arredondadas e por isso passou a ser conhecida como “bolinha”. O carro tinha a missão de enfrentar Corsa e Uno, com motores 1.0 (50 cv), 1.6 (76 cv) e 1.8 (91 cv).
Segunda geração G3
É exatamente neste ponto que começa a confusão a respeito das nomenclaturas do Gol. Diferente do que aconteceu no lançamento da primeira e segunda geração, o modelo chamado de G3, apresentado em 1999 e fabricado até 2005, na verdade era somente uma reestilização profunda da segunda geração. A maior diferença ficava por conta da plataforma, alongada, que deixava o conjunto ótico mais reto.
Segunda geração G4
Ainda usando como base a segunda geração de 1994, a VW lançou, em 2005, a versão G4 do Gol. Nesta versão, o conjunto ótico voltou a ser mais arredondado, mantendo-se assim até 2014.
Terceira geração G5
Em 2008 foi apresentada de fato a terceira geração do carro, o Novo Gol, com uma plataforma totalmente atualizada e que ficou em produção sem nenhuma alteração até 2012. A versão também foi uma das mais modernas.
Terceira geração G6
Com cara de Fox, a VW apresentou, em 2012, a primeira atualização da terceira geração do Gol. O modelo foi mantido até a linha 2016, com novos faróis, nova grade e para-choques redesenhados.
Terceira geração G7
A segunda modificação da terceira geração do Gol foi apresentada em 2016. Para favorecer o motor tricilíndrico do up!, a VW aposentou o motor 1.0 de quatro cilindros.
Dos primeiros modelos, robustos, até as últimas versões, mais modernas, milhões de unidades foram vendidas em toda a história do Volkswagen Gol. Uma fórmula de sucesso que encanta uma legião e admiradores.
\\ _________________________________________//
E ainda teve o lançamento do gol G8, no ano de 2018 até agora, vendemos muitas peças dele. Uma pena, o gol foi um marco na história da Volkswagen no Brasil!
Meu filho tem um gol geração IV, ano 2006, mandou reformar mês passado, está novinho, pintura nova, o parachoque foi personalizado.
Fontes: G1 e LitoralCar
Nenhum comentário:
Postar um comentário