Isso pode se tornar uma realidade no país um ou dois anos depois, graças ao gigante estatal do marketing de petróleo IOC e à startup israelense de energia limpa Phinergy, que estão trabalhando na comercialização de baterias de alumínio-ar (Al-Air) para EVs na Índia.
E se houvesse uma bateria muito mais leve, mais barata e mais ecológica que usasse apenas ar, água e alumínio metálico para gerar eletricidade e fizesse o trabalho de maneira mais eficiente, proporcionando um alcance de condução que é mais do que o dobro do que uma bateria de íon de lítio oferece, isso também sem a necessidade de eletricidade para carregá-lo?
Isso pode se tornar uma realidade no país um ou dois anos depois, graças à gigante estatal de marketing de petróleo Indian Oil Corporation (IOC) e à startup israelense de energia limpa Phinergy, que estão trabalhando na comercialização de baterias de Alumínio-Ar (Al-Air) para EVs na Índia.
Um protótipo foi desenvolvido com 25 células Al-Air empilhadas em série e está sendo testado em carros elétricos com a Tata Motors, em caminhões elétricos e ônibus na Ashok Leyland e em veículos elétricos de três rodas com Mahindra & Mahindra.
A tecnologia por trás das baterias Al-Air é simples. O oxigênio que é sugado do ar para a célula AI-Air reage com a água e o alumínio para gerar eletricidade. A melhor parte é que, uma vez que o alumínio tenha sido totalmente corroído, a bateria pode ser recarregada com um novo ânodo (placa de alumínio) e eletrólito novo. Para o consumidor, significa apenas trocar a bateria usada por uma nova.
"O que torna a tecnologia Al-Air atraente é que ela tem uma das mais altas densidades de energia (energia armazenada para uma determinada massa / volume) de 8 kwh por kg em comparação com 1-1,5 kwh por kg de lítio e outros. É por isso que um EV usando a bateria de íon-lítio mais evoluída oferece apenas um alcance de 100-150 km por carga, enquanto com o alumínio, mesmo com metade da densidade de energia, você ainda pode obter um alcance quatro vezes maior ", disse o Dr. SSV Ramakumar, diretor de P&D, IndianOil .
Então, o que torna a tecnologia Al-Air ecologicamente correta, segura e ideal para a Índia? Por um lado, as baterias AI-Air não requerem eletricidade, pois não precisam ser carregadas.
Em segundo lugar, a solução de Hidróxido de Alumínio gerada na bateria usada pode ser enviada para uma unidade de reciclagem para obter 100% de alumínio de volta, explicou o Dr. Ramakumar.
A tecnologia Al-Air é mais segura porque usa apenas um eletrólito à base de água que é livre de toxinas e tem uma ampla faixa de operabilidade de temperatura, ao contrário da tecnologia de íons de lítio, que usa eletrólitos à base de toxinas orgânicas que são altamente inflamáveis, acrescentou.
O alumínio está disponível em abundância localmente, enquanto todas as reservas de lítio estão localizadas fora da Índia. Além disso, como o alumínio é um metal leve, não há consumo negativo de energia devido ao peso da bateria, ao contrário das baterias de íon-lítio que são muito mais pesadas, acrescentou.
O único obstáculo hoje é que, como a tecnologia Al-Air tem baixa densidade de potência, uma bateria de íon-lítio de tamanho reduzido seria necessária para aumentá-la, já que as operações de pico de carga e a partida dos veículos exigem maior densidade de potência.
Além da e-mobilidade, Ramakumar disse que as baterias Al-Air também podem atender a aplicações fixas, como alimentar torres de telefonia móvel que atualmente funcionam com conjuntos a diesel poluentes.
Fonte: Swati Bharadwaj
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